quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Análise do Grupo 7 da LA'10 - Vélez Sársfield

Fala Nação Celeste,

Hoje, enfim, é o dia da nossa estréia na fase de grupos da Copa Santander Libertadores da América 2010. Caímos em um grupo complicado e seria necessário apenas um cochilo para ficar de fora prematuramente na principal competição do ano de 2010 para o time Celeste. Falaremos de uma equipe que é o algoz do Cruzeiro no Grupo 7 da Taça Libertadores, sendo a única equipe com retrospecto favorável em relação ao nosso time. Estamos tratando da equipe do Club Atlético Vélez Sársfield, atual campeão do Torneio Apertura Argentino e tido como muitos como a melhor equipe argentina da atualidade, haja vista que Boca Juniors e River Plate estão em baixa e nem se classificaram para atual temporada da Libertadores.


O clube Vélez Sársfield é um clube argentino localizado no bairro de Liniers, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. O ano de 2010 é bastante especial para o time do Vélez, assim como os brasileiros do Sport Clube Corinthians Paulista, a equipe comemora o seu centenário e nada melhor que o título continental para comemorar. Porém, esse não seria um título inédito na galeria do clube, já que em 31 de Agosto de 1994 sacramentou o seu primeiro e único título da Libertadores da América ao vencer o São Paulo em pleno Morumbi na disputa de pênaltis. Coincidentemente, naquele ano a equipe do Vélez foi o primeiro colocado de um grupo também considerado "Grupo da Morte", como acontece agora em 2010, superando na primeira fase o grande rival citadino Boca Juniors e os brasileiros Palmeiras e Cruzeiro. Nas fases finais, superaram as equipes do Defensor Sporting, do Uruguai, Minervén, da Venezuela e Junior Barranquilla, da Colômbia, até chegarem a final para vencer o bi-campeão São Paulo Futebol Clube nos pênaltis com uma atuação memorável do lendário goleiro paraguaio José Luis Chilavert. Para completar, o Vélez se sagrou campeão mundial ao vencer a equipe italiana do A.C. Milan, de Fábio Capello, por 2x0.

Em 1995, a equipe foi campeão da Copa Interamericana, contra a equipe costa-riquenha do Sport Cartaginés. Em 1996, um novo confronto contra o time Celeste na final da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América. Chilavert foi o responsável pelo gol da primeira vitória de equipes argentinas no estádio do Mineirão. Duas semanas depois, 2x0 no jogo da volta foi suficiente para a equipe "El Fortín" se sagrarem campeões da Supercopa 96 e em 1997 conseguiram vencer o único título que faltava em sua vitrine, a Recopa Sulamericana em um clássico citadino contra o River Plate, que havia sido campeão da Libertadores no ano anterior. De lá pra cá, a equipe do Vélez perdeu o gás e não ganha um título de expressão internacional desde então.



    CURIOSIDADES    

Em pesquisa realizada no ano de 2006, o Vélez Sarsfield representa a 6ª torcida da população argentina.

Ernesto Che Guevara, importante personagem político do século XX e presente em várias bandeiras e simbologias ligadas ao nosso Cruzeiro, foi titular do primeiro time de juniores do clube.

A história do clube é marcada por alguns resultados espetaculares, tanto a favor quanto contra, como a vitórias obtidas em 1968, vencendo o Huracán por 11 a 0, e em 1945, vencendo o Independiente por 8 a 0. Essas duas vitórias são as maiores obtidas até hoje. Além disso, em 1951 sofreu uma goleada do Estudiantes por 7 a 0 e em 1938 perdeu para o mesmo Independiente por 7 a 1.

O Vélez teve quatro jogadores que foram artilheiros do Campeonato Argentino, Omar Wehbe, em 1968, Carlos Bianchi em 1970 e 1971, Rolando Zárate em 2004 e Mauro Zárate em 2006 (dividindo a artilharia com Rodrigo Palácio, do Boca).









    HISTÓRICO VS CRUZEIRO    

8 - Jogos
3 - Vitórias
1 - Empates
4 - Derrotas
11 - Gols Pró
13 - Gols Contra

15/08/1969 - Cruzeiro 2 x 1 Vélez Sársfield - Mineirão
06/02/1971 - Vélez Sársfield 3 x 6 Cruzeiro - La Bombonera
09/03/1994 - Cruzeiro 1 x 1 Vélez Sársfield - Mineirão
31/03/1994 - Vélez Sársfield 2 x 0 Cruzeiro - José Amalfitani
20/11/1996 - Cruzeiro 0 x 1 Vélez Sársfield - Mineirão
04/12/1996 - Vélez Sársfield 2 x 0 Cruzeiro - José Amalfitani
14/09/2005 - Vélez Sársfield 2 x 0 Cruzeiro - José Amalfitani
28/09/2005 - Cruzeiro 2 x 1 Vélez Sársfield - Mineirão



    OPINIÃO SOBRE OS CONFRONTOS    


A equipe do Vélez Sársfield é, sem dúvida, a mais forte do Grupo 7 da Libertadores da América. Entre os argentinos que podem "bater de frente" com os 5 clubes brasileiros que disputam o Torneio, o Vélez (juntamente com o Estudiantes - atual campeão) é um dos favoritos ao caneco, portanto, deveremos ter bastante cuidado em ambas as partidas. Nessa quarta-feira, nossa caminhada começará justamente contra eles e espero que a equipe do Cruzeiro consiga neutralizar as ações ofensivas do time argentino, principalmente naquele ímpeto inicial que já sabemos que eles fazem em todas as partidas disputadas lá, com a pressão da torcida, cantando sem parar a todo instante, assim como aconteceu nos dois últimos anos contra o Estudiantes e o San Lorenzo, nos jogos disputados no país hermano. Um empate poderá sim ser comemorado por nós Cruzeirenses, porém, começar essa etapa com uma vitória daria muita moral para a continuidade e uma tranquilidade grande para a disputa da sequência do campeoanto. Adílson Batista já anunciou que estudou bastante a equipe do Vélez e espero uma equipe compacta, com uma marcação forte e que saiba aproveitar as oportunidades que certamente virão nos contra-ataques. Sorte ao time Celeste! AVANTE MEU CRUZEIRO! LIBERTADORE, SER CAMPEÃO!!








Saudações Celestes!!!

0 comentários:

Postar um comentário