quinta-feira, 25 de março de 2010

Três pontos importantes, porem, sem brilho

Fala Nação Azul,

O jogo entre Cruzeiro x Deportivo Itália, disputado na noite da última quarta-feira, era jogo para assumirmos a liderança do Grupo 7 e de quebra abrir alguma vantagem em termos de saldo de gols. O Cruzeiro entrou com um time forte, competitivo, mas sem dois dos principais destaques da equipe: Kléber Gladiador estava suspenso (por expulsão na partida disputada na Venezuela) e Roger se contundiu no jogo contra o América-TO do último sábado e desfalcará a equipe provavelmente pelas próximas 3-4 semanas.



Antes de falar sobre a partida, acho importante enfatizar uma questão que todo mundo fala e a torcida as vezes esquece desse detalhe. É óbvio, claro e evidente, que as equipes de países tradicionais do futebol, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai (na minha opinião, os 5 grandes polos do futebol Sulamericano), são equipes muito melhores tecnicamente, financeiramente e com torcidas mais vibrantes e presentes nas partidas em relação aos outros clubes de países como Venezuela, Bolívia, Colômbia e Equador. Porém, os números mostram ao longos dos anos que esse abismo que havia entre uma equipe de um centro forte do futebol e outra equipe menos qualicada já está ficando bastante reduzido. O que quero dizer com essa afirmativa? A frase em que dizem: "não existe mais bobo no futebol", de todo não está errada. Hoje em dia, as equipes da Venezuela e Bolívia principalmente, tem dado bastante trabalho para os adversários, tendo em vista que nós empatamos a partida contra o Deportivo Itália no jogo de Caracas, o atual campeão Estudiantes também não passou de um empate sem gols contra o Bolivar, jogando em La Paz e na terça-feira não teve facilidade ao pegar o mesmo adversário jogando em seus domínios: vitória por "apenas" 2 a 0. Portanto, o importante em jogos da Libertadores da América é vencer a qualquer custo, não importando o tamanho da vitória. Podemos lembrar que em 1997, o Cruzeiro tinha o pior jogo tecnicamente que eu vi jogar em toda a história, jogando apenas para vencer por 1x0 e olhe lá.

Tendo essa explicação bem clara, o Cruzeiro sabia das dificuldades que iria encontrar para ultrapassar o possível bloqueio defensivo preparado pelos venezuelanos. Sorte nossa, que logo no início da partida, Thiago Ribeiro (que atuou muito bem) bateu o escanteio na cabeça de Fabinho, que tocou para o fundo das redes, contando com a colaboração de dois defensores que se atrapalharam e não conseguiram evitar o gol: 1 a 0. A partir desse gol, a tendência era o Cruzeiro cadenciar a partida, esperar o adversário e sair nos contra-ataques para ampliar o marcador. Porém, o time do Cruzeiro atualmente está com uma saída de bola deficiente, lenta e alguns jogadores não estão correspondendo como no ano passado. Jonathan, mais uma vez, mostrava-se claramente fora de ritmo, tomando várias bolas nas costas e nas suas subidas ao ataque não conseguia encaixar uma jogada sequer de perigo ao gol adversário. Por outro lado, Diego Renan fez uma partida impecável, tanto no apoio ao ataque, quanto nas jogadas defensivas, ganhando todas as bolas que disputou contra os atacantes e alas do Deportivo Itália. As únicas jogadas de perigo dos venezuelanos foram de bola parada e quase empataram a partida em uma das cobranças acertando o poste superior do goleiro Fábio.

No segundo tempo, o time do Cruzeiro começou dormindo, como de costume nos últimos tempos, porém, graças a deficiência técnica do time adversário, o jogo estava contralado pelo time estrelado. Gilberto, que continua muito mal, foi substituído pelo volante Pedro Ken. Eu, que estava no Mineirão, gostaria de uma outra substituição, talvez um pouco mais ousada, mas não vaiei nem xinguei o treinador Adílson Batista, até porque era melhor colocar 2 goleiros em campo do que deixar o Gilberto do jeito que estava jogando. E não demorou nem 5 minutos para que Pedro Ken fizesse a torcida se curvar ao treinador Celeste, gritando seu nome em seguida. Depois do gol, o jogo ficou morno e o Cruzeiro criou poucas chances para ampliar. Resultado final: 2x0 e a primeira colocação provisória do grupo 7. Confira abaixo aos melhores momentos da partida:




Hoje tem Vélez Sarsfield x Colo-Colo, na Argentina. Acredito que o empate seria o melhor resultado para o Cruzeiro e na pior das hipóteses, até uma vitória (desde que seja no máximo por 1 ou 2 gols de diferença) do Vélez ainda será um bom negócio. Em caso de vitória do Colo-Colo, o grupo irá pegar fogo de vez para as duas últimas rodadas. Provavelmente, Cruzeiro e Velez se matarão no jogo da próxima quarta-feira. O importante é ganharmos deles no próximo jogo e arrancar um empate contra o Colo-Colo na última rodada, para garantir uma vaga entre os 14 que irão às oitavas-de-final.


    Off-topic    

Finalmente, está encerrada a novela "Wellington Paulista escalado irregular contra o Uberlândia". Como todos nós Cruzeirenses esperávamos, fomos absolvidos com justiça e aos pateticanos sofredores que compõe o TJD Mineiro: "TRY AGAIN"! Agora, vamos com mais força ainda para a fase de mata-mata do campeonato regional e PRA CIMA DAS BIBAS DE ROSA CRUZEIROOOOOOOOOOOO.



Saudações Celestes!!!

Mais informações no twitter:
http://twitter.com/cruzeironline

0 comentários:

Postar um comentário