domingo, 7 de março de 2010

Sorte não ajuda e tabu foi quebrado

Fala Nação Celeste,

Infelizmente o jogo não correu da maneira que esperávamos, como eu já havia adiantado aqui no post da prévia do jogo, realmente foi um jogo muito difícil contra um time bem acertado que conta também com o artilheiro do campeonato. Além disso, o Cruzeiro é mestre em consagrar esse tipo de jogador que se destaca no time adversário e dessa vez não foi diferente.

O técnico Adílson Batista começou com uma escalação inesperada, com apenas Fábio, Gilberto e Jonathan do time titular. No primeiro tempo, o time Celeste não conseguia achar os caminhos para se chegar ao gol adversário, sempre tocando a bola de um lado por outro, enquanto o Tupi sempre chegava com objetividade, buscando abrir o placar. No meio, Roger tentava uma ou outra jogada mais objetiva, mas Anderson Lessa e Eliandro não estavam na mesma sintonia, perdendo bolas bobas no ataque e propiciando posse de bola ao time de Juiz de Fora. Depois de levar uma pancada na cabeça e ser atendido do lado de fora, Anderson Lessa retornou ao campo e no primeiro lance, fez sua única boa jogada na partida, que terminou em gol: 1x0. O final do primeiro tempo se encaminhava para o final, com a vitória parcial do Cruzeiro, até que o artilheiro do campeonato Ademilson acertou um chute extra-terreste na gaveta de Fábio e empatou o jogo, dando mais ânimo para o time da Zona da Mata voltar para o segundo tempo atrás de uma virada.

A verdade é que o primeiro tempo foi todo do Tupi, a zaga Celeste composta por Gil e Caçapa estava muito mal, Caçapa perdeu uma bola bisonhamente e foi obrigado a fazer a falta no atacante para evitar o gol. Gil não conseguia acompanhar as jogadas em velocidade do adversário e Fabinho, que fazia a cobertura das laterais, fazendo inclusive o papel de terceiro zagueiro, em determinados momentos do jogo, também não fez uma de suas melhores partidas.  Jonathan e Gilberto nas alas estavam completamente sem objetividade e sempre levavam as jogadas para o meio, quando o certo seria abrir pelas laterais para penetrar mais facilmente na zaga adversária. Roger e os dois atacantes jovens não conseguiam se entender e também não fizeram um bom primeiro tempo.

Veio o segundo tempo e logo de cara o Tupi achou o gol da virada, em um cruzamento pra área que Fabinho não afastou e o atacante chutou para bela defesa de Fábio, que na minha opinião falhou em ter rebatido para o meio da área, e no rebote o zagueiro do Tupi fez o segundo gol. Nesse momento, o Cruzeiro já contava com Bernardo no lugar de Anderson Lessa e Marquinhos Paraná no lugar de Roger, que na verdade não entendi qual foi o propósito dessas modificações, já que precisávamos atacar para chegar ao gol da vitória. Em um lance que foi marcada a falta erradamente contra o Cruzeiro, o Tupi chegou ao terceiro gol, que foi mal anulado pelo juiz, já que os dois jogadores que participaram da jogada estavam, no mínimo, na mesma linha do último zagueiro celeste. Esse lance deveria servir para o time acordar e ir pra cima em busca de pelo menos o empate. Aos 25' do primeiro tempo, Adílson colocou Thiago Ribeiro no lugar de Fabinho e o técnico do Tupi fez uma substituição ousada, colocando mais um atacante no lugar do ala esquerdo, para tentar aproveitar os contra-ataques e matar o jogo. E ele foi mais feliz que AB na sua escolha, em um lance de vacilo da zaga Celeste, o meia do Tupi penetrou entre os zagueiros (onde Fabinho estava fazendo a cobertura, antes de ser substituído) e tocou com categoria na saída de Fábio. O jogo parecia ter acabado ali, porém, aos 38' do segundo tempo, o Tupi teve um jogador expulso e deu esperanças ao Cruzeiro para tentar ao menos um empate: e foi por muito pouco. Pedro Ken diminuiu aos 45' e Bernardo perdeu um gol inacreditável dentro da pequena área no último lance da partida. Final de jogo: 3x2 para o Tupi e um tabu de 23 anos sem vitória sobre o time da capital foi batido.




    PRÓXIMOS COMPROMISSOS    

O próximo compromisso é de extrema importância, jogo contra o Deportivo Itália na próxima quinta-feira, válido pela Libertadores da América. Nesse final de semana a equipe venezuelana venceu jogo pelo Torneio Clausura por 4x0 e vem animado pra tentar tirar pontos do Cruzeiro. Espero que o professor AB consiga montar uma equipe que imponha o ritmo da partida e que a gente não passe tantos sustos, afinal, não tem altitude e nem viagem desgastando como desculpa, já que a equipe viaja amanhã e o jogo é somente na quinta-feira, teremos tempo de sobra para recuperar os jogadores.


    Off-topic    

Estava lendo matérias no SuperEsportes.com.br e também na Globo.com sobre o adiamento do jogo entre América-TO x Atlético-MG. Ao que tudo indica, o time galináceo está com medo de perder a partida para um time que nunca havia ganhado uma única partida na história do Camp. Mineiro (venceram nesse final de semana sua primeira partida). Pedir para adiar a continuação de um jogo que já deveria ter sido finalizado na última quinta-feira, não me soa muito bem. A idéia é recuperar os jogadores lesionados, Tardelli e Corrêa, para que eles possam ter condição de jogo. Simplesmente não consigo vislumbrar outro pensamento senão MEDO! Essa é a palavra mais correta para definir essa atitude da diretoria galinácea e sua cúpula de bicudos. É a mesma coisa se o Kaká machucar as véspera da Copa do Mundo e a CBF pedir para a FIFA adiar o início do torneio para quando o jogador estiver em condições. Amanhã sairá o decreto final da FMF, que conta com um membro do conselho atleticano como Presidente, o Sr. Paulo Esquetino. Portanto, já estou até prevendo o final dessa história. Falaremos sobre o resultado final dessa "batalha tapetal" em breve.


Saudações Celestes!!

Para maiores informações, follow me on Twitter:
http://twitter.com/cruzeironline

0 comentários:

Postar um comentário